Colla e Lajeadense: parceria e inovação
As linhas suaves e curvas são inspiradas na fluidez das orlas uruguaias, onde o azul do mar se confunde com o do céu e a arquitetura abraça a natureza como que sem costuras, querendo fazer parte dela. Uma beleza potente e ainda assim sofisticada, que brinca com a amplitude das aberturas e da iluminação ritmada pela luz do dia, com vidros curvos que elogiam a localização e a paisagem: esses são aspectos marcantes do Brava.
A sinuosidade do concreto e do guarda-corpo em vidro confere dinamismo e movimento à elegância da arquitetura que busca honrar o afeto que o estilo de vida uruguaio provoca em quem conhece o país. Associado às esquadrias piso-teto, o guarda-corpo curvo contribui para a sensação de leveza e de transparência pretendida pelo arquiteto José de Barros Lima, autor do projeto arquitetônico do Brava.
Pioneirismo no país
O guarda-corpo curvo é fruto da parceria firmada pela Colla com a Lajeadense Vidros que confere pioneirismo ao Brava nesta inovação no país. Trata-se do WallGlass, produzido em parceria com a empresa alemã Q-Railing, uma marca de perfis que desenvolveu um sistema completo no mercado mundial. A solução WallGlass é um sistema de guarda-corpo com o qual a Lajeadense já trabalha desde 2017.
De acordo com Nilva Veronese, gerente comercial da empresa, o diferencial deste produto consiste no fato de ele ser um “sistema minimalista que entrega segurança, modernidade e vista desimpedida”, o que conversa com um dos valores estéticos centrais do Brava, a integração suave entre os espaços internos e externos.
“O Brava é muito especial porque conta com vidros curvos que acompanham as linhas do prédio, trazendo sofisticação e exclusividade ao projeto”, considera Nilva. O produto, segundo ela, é normalmente utilizado em projetos que buscam combinar segurança, leveza e minimalismo em ambientes residenciais ou comerciais.
“O Brava é muito especial porque conta com vidros curvos que acompanham as linhas do prédio, trazendo sofisticação e exclusividade ao projeto”
Continuidade e superação
A história da Lajeadense é antiga e também é feita de reinvenção. Fundada há 68 anos, trabalhando com o beneficiamento e a instalação de vidros para a construção civil, a empresa viu sua antiga sede ser devastada pela enchente que atingiu o Vale do Taquari em maio de 2024. Foi um período difícil, mas que revelou a força de uma equipe experiente e comprometida. A reconstrução trouxe não apenas uma nova planta industrial, agora posicionada em um local seguro, distante do rio, e com processos aprimorados, mas também a reafirmação de um propósito: seguir criando soluções que unem técnica e beleza, segurança e leveza.
Nilva conta que, mesmo em meio à transição, o entusiasmo em atender projetos como o Brava nunca diminuiu. “Ficamos extremamente felizes em fazer parte desta obra com a Colla”, diz. “Além de estreitarmos nossa relação, conseguimos atender a uma necessidade do cliente que buscava uma solução que unisse elegância e modernidade com segurança”, complementa.
Assim como as curvas do edifício Brava, que parecem nascer do encontro entre a natureza e a engenharia, a trajetória da Lajeadense é feita de continuidade e superação. Em cada vidro curvo moldado, há também o reflexo de uma empresa que aprendeu a se mover com o tempo com a mesma fluidez e força da natureza que molda as paisagens.