A arquitetura contemporânea parece ter se consolidado como o estilo ideal a ser adotado no projeto de casas e edifícios. A supremacia se dá pelo seu predomínio sobre os demais estilos nos últimos 40 anos, marcando um período da história que considera a tecnologia existente, a influência das expressões culturais e aspectos sociais, o estilo de vida e as dinâmicas familiares.
A partir da década de 1980, a produção arquitetônica assumiu essa vertente chamada contemporânea ao associar maior liberdade projetual em favor da funcionalidade e da sustentabilidade às marcantes linhas simples e retas da arquitetura moderna, que reinou absoluta no Brasil nas décadas anteriores. Não são poucos os exemplos pelas ruas de Porto Alegre, como os empreendimentos de alto padrão da Colla Construções, que apostou na arquitetura contemporânea desde a fundação da empresa, há quase quatro décadas.
O concreto aparente, de uso preponderante no modernismo, passou a ser combinado com outros materiais, como a madeira, o revestimento cerâmico e o aço, a partir da evolução tecnológica e do aumento da produção industrial. Esses fatos também favoreceram a arquitetura eclética, linguagem preponderante no pós-modernismo. O ecletismo é uma mistura de elementos de diversos períodos históricos, com destaque para os ornamentos, o refinamento e imponência da arquitetura clássica.
Essência como prioridade
Já a arquitetura contemporânea carrega simplicidade e leveza, em seus traços, volumetria, composição e materialidade. Extensos panos de vidro são destaque nas fachadas dos empreendimentos – tanto para garantir maior incidência da luz e da ventilação naturais nos ambientes internos como para valorizar a paisagem e promover a integração visual com a natureza do entorno. No lançamento da Colla Construções, o Faria Santos, o minimalismo é reforçado nas esquadrias piso teto, na amplitude e nos materiais de revestimento.
Funcionalidade, estética, racionalização e conforto ambiental são as principais características da arquitetura contemporânea, que se beneficia de novas técnicas construtivas, do aprimoramento dos materiais e da inovação. Empreendimentos de destaque no mercado hoje em dia são aqueles que refletem o “morar contemporâneo”, que se traduz em praticidade, comodidade, convivência e sustentabilidade.