
Para quem procura um novo apartamento, o conforto e o bem-estar quase sempre são prioridades. Mas quais características de um imóvel podem proporcionar essa sensação agradável e prazerosa de se sentir em casa? Este é o tema de estudo da neuroarquitetura, um campo da arquitetura conectado à neurociência e à psicologia que investiga como certos ambientes podem ativar nossos sentidos e emoções, contribuindo com nossa saúde e qualidade de vida.

Imagine, por exemplo, receber amigos em casa em um living espaçoso, com uma generosa iluminação natural, e uma bela vista para o bairro que pode ser apreciada da sacada ou de amplas janelas de vidro. Em projetos da Colla, cada detalhe é planejado para momentos assim: do layout do living à orientação solar, incluindo a escolha das esquadrias, a integração com a rua, a vista livre para o bairro, entre outros detalhes. O resultado vemos nas boas experiências e na felicidade que nossos clientes sempre buscam compartilhar.
O Faria Santos, mais novo lançamento da Colla, foi idealizado considerando as boas práticas da neuroarquitetura, para que moradores de diferentes idades e estilos de vida pudessem sentir o bem-estar dentro de casa.

“Todas as possibilidades do Faria Santos consideram o bem-estar de seus moradores no presente e no futuro. No quesito conforto, um dos destaques é o conjunto de esquadrias que permite uma maior integração das áreas interna e externa, deixando os ambientes iluminados e favorecidos pela boa orientação solar” — conta José de Barros Lima, arquiteto que assina o projeto do Faria Santos.

Além das esquadrias, o tamanho e a posição das janelas também podem favorecer a sensação de integração com a rua. No Faria Santos, a suíte master conta com uma iluminação privilegiada e uma vista livre, sem prédios vizinhos no campo de visão dos apartamentos.
Em um projeto de alto padrão, existem outras características que são pensadas para oferecer conforto e aconchego aos moradores. “Os materiais escolhidos para o Faria Santos — concreto sem revestimento, madeira e vegetação — mostram a influência da arquitetura modernista brasileira no projeto, com o conforto como um dos principais diferenciais”, afirma José de Barros Lima.

O projeto conta ainda com outros detalhes pensados nesse sentido: o som da água caindo na piscina, e a conexão da piscina adulta com a infantil; paredes de tijolo maciço, que oferecem maior conforto acústico; a localização da churrasqueira, que pode ser junto à cozinha ou separada, de acordo com o desejo do cliente; o playground, pensado para ser um espaço lúdico em contato com a natureza, entre muitos outros.

Da criação aos detalhes, a neuroarquitetura considera o impacto desse conjunto de boas práticas para a vida e a saúde de cada indivíduo, mas também nos espaços de convivência entre as pessoas. Conheça o empreendimento Faria Santos e saiba mais sobre a infraestrutura completa que a Colla Construções oferece para o seu bem-estar.