Arquitetura de interiores é a arte de planejar espaços. Espaços que sejam habitáveis, funcionais, seguros e eficientes, que contribuam para o bem-estar físico e emocional de quem ocupa esses ambientes construídos. A estética é um dos pilares deste tipo de projeto, que não se sustenta sem a atenção ao conforto, à praticidade e à sustentabilidade.
Investir no projeto de arquitetura de interiores é sinônimo também de economia. Ao planejar uma edificação, ainda em planta, é importante já desenvolver os estudos de interiores. Assim, evita-se a necessidade de futuras intervenções que poderão gerar desperdícios, resíduos e, certamente, muita dor de cabeça para atender as necessidades dos moradores.
É isso que faz a Colla Construções, que atua há quase 40 anos no mercado de alto padrão de Porto Alegre. Desde a concepção da ideia de um empreendimento, a Colla Construções contrata a equipe de interiores para planejar as áreas de lazer e convivência como, também, para detalhar as plantas das unidades, em sintonia com o “estilo de morar” do público-alvo e com as mais atuais tendências em materiais e acabamentos, nobres e funcionais. Estuda-se, ainda, as possibilidades construtivas que proporcionem conforto, segurança, acessibilidade, economia de recursos, que permitam flexibilização dos espaços e que confiram excelente desempenho, eficiência e praticidade.
Ao interpretar necessidades e traduzi-las em soluções criativas, inovadoras e personalizadas, o arquiteto de interiores contribuiu para a garantia do bem-estar e do bem-viver dos futuros moradores. No LORD, por exemplo, empreendimento localizado no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, projetado pela arquiteta Camila Thiesen, os moradores percebem, nos detalhes da arquitetura de interiores, a tradução do conceito de viver bem. Nos espaços sociais, estética contemporânea, acolhedora e elegante.
Entre os diferenciais do projeto das unidades do LORD estão esquadrias eleváveis com vidros duplos que reduzem em até 45 decibéis a poluição sonora, calefação dos ambientes por piso aquecido, laje plana com 30cm de concreto para maior conforto acústico entre as unidades. A laje plana, sem vigas e pilares, permite maior flexibilidade ao layout dos espaços. Destaque, também, para detalhes de acabamento que satisfazem qualquer morador, como tomadas USB, persianas elétricas, secador de toalhas e chuveiro de teto nas suítes.