Faria Santos pelo arquiteto José de Barros Lima
10/12/2021
Empreendimento Faria Santos. Colla Construções.

Quando me perguntam como eu vejo a arquitetura, costumo dizer que as formas mudam — com o passar do tempo, e sobretudo com os modismos — mas o conteúdo é atemporal. Arquitetura é o cuidado com o todo, com o contexto onde a vida das pessoas está inserida, e esse olhar está bastante presente no projeto do Faria Santos: todas as possibilidades do empreendimento foram pensadas considerando o bem-estar dos moradores no presente, e também no futuro.

Arquiteto José Barros de Lima.

“Todas as possibilidades do Faria Santos consideram o bem-estar de seus moradores no presente e no futuro”. José Barros de Lima – Arquiteto.

Quando criamos esse projeto, imaginamos moradores de diferentes perfis tendo à disposição variadas possibilidades de planta. O living estendido com estar, jantar e sacada, por exemplo, permite tanto uma sala ampla com home theater, quanto a abertura de um novo dormitório. Quem preferir pode usar a cozinha aberta e integrada à área de estar, mas fechar o espaço também é uma possibilidade. A sacada tem essa mesma versatilidade, servindo como área aberta para quem aprecia o contato com a vista do bairro Petrópolis, ou fechada para quem prefere criar um espaço home office, por exemplo. Ao pensar nos próximos dez anos de vida de um morador, não deixamos de pensar no conforto que um imóvel precisa oferecer, sejam quais forem as mudanças possíveis — da chegada de um novo filho, aos filhos que crescem e saem para conquistar seus próprios espaços.

Empreendimento Faria Santos. Colla Construções.

Nos quesitos conforto e bem-estar, um dos destaques do Faria Santos é o conjunto de esquadrias que permite uma maior integração das áreas interna e externa, deixando os ambientes iluminados e favorecidos pela boa orientação solar. Essa preocupação de integrar os espaços interno e externo reflete também a influência do Purismo na arquitetura do projeto, com destaque para os pilares redondos em concreto sem revestimento — e o cuidado com o concreto é fundamental para que pudéssemos explorar a continuidade da fachada e criar equilíbrio e transparência sem barreiras visuais.

Empreendimento Faria Santos. Colla Construções.

Outro detalhe da fachada que traz personalidade ao Faria Santos é a vegetação: os vasos com plantas pendentes trazem o jardim para dentro de casa, e a ajudam a criar um clima externo na área interna. O jardim foi pensado para criar uma gentileza urbana a quem circula na calçada, sem deixar de preservar a segurança dos moradores. Tudo isso compõe esse equilíbrio entre leveza e robustez que caracteriza o empreendimento. Os materiais escolhidos — concreto sem revestimento, vidros piso teto e vegetação — mostram a influência da arquitetura modernista brasileira no projeto, com o conforto como um dos principais diferenciais. Esse conjunto representa a qualidade do Faria Santos, para atender às diferentes necessidades de seus moradores, e refletir esse cuidado com o todo, dos espaços às vidas das pessoas.

 

Arquiteto José de Barros Lima


Acesse colla.cx/fariasantos e conheça todos os detalhes do novo lançamento da Colla Construções.