Arquitetura com identidade e personalidade por Metropolitano Arquitetos
08/08/2023
Hall do Lord, empreendimento Colla. Espaço amplo e pronto para morar.

A construção de espaços privados e compartilhados vai muito além da metragem que delimita o empreendimento. O estilo e qualidade de vida devem prever as questões geográficas, eficiência energética, pertencimento e funcionalidade

Para uma morada ser lugar legítimo onde a vida se desenrola é preciso compilar funcionalidade, subjetividade e os desejos de pertencimento e identidade. Esse é o papel do arquiteto e designer de interiores, entender a planta baixa, a história dos moradores, as questões geográficas que influenciam a entrada de luz e ventilação natural para a partir dessas informações contribuir com a qualidade na rotina das pessoas.

  • A escolha de produzir e de habitar uma arquitetura contemporânea reflete o desejo por espaços autênticos e atemporais. O trabalho do arquiteto inicia pensando sobre o que os clientes e os usuários procuram na arquitetura contemporânea, agindo sobre estas necessidades. Busca-se um entendimento desde a escala do contexto, à escala dos espaços livres, à materialidade do espaço construído e à proporção entre os elementos arquitetônicos -, explicam os arquitetos Camila da Rocha Thiesen e Gabriel Hildebrand Tomich, com escritório sediado em Porto Alegre.
Montagens: Camila da Rocha Thiesen e Gabriel Hildebrand Tomich ,arquitetos da Metropolitano Arquitetos.

Em projetos de edifícios residenciais, as características do terreno e seu entorno são fundamentais para criar conexões entre o lote e a cidade. Dessa forma, segundo os profissionais, o empreendimento é pensado de forma a atender às necessidades e aos desejos dos usuários, buscando garantir as melhores vistas, a orientação solar adequada e uma ótima experiência para as pessoas que o habitam através de ambientes fluidos e confortáveis para se viver.

  • Por isso, o arquiteto considera a funcionalidade dos ambientes, o fluxo de circulação, a distribuição dos espaços, o aproveitamento da luz natural e outros elementos que contribuem para tornar o espaço habitável e adequado ao uso. Enquanto o arquiteto de interiores, que trabalha diretamente com o morador específico, criará espaços harmoniosos e que refletem a personalidade dos seus clientes a partir da planta-tipo – elenca a dupla.
Apartamento ambientado, empreendimento Lord em Porto Alegre - RS. Vista aberta; amplitude; vista panorâmica.

Na hora de escolher um lar em um edifício residencial, todas essas informações devem ser levadas em conta. Observe as áreas comuns projetadas, as de estética atemporal revelam o pensamento de compatibilidade para atender as diferentes preferências individuais.

  • Ao incorporar princípios de eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, aproveitamento de recursos naturais, entre outros, as edificações tornam-se mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis, assim como os que as procuram. O projeto só é considerado pronto quando o arquiteto tem convicção de que as áreas de convívio, as plantas dos apartamentos e o conjunto edificado estão coesos e agregam para a cidade. Uma boa arquitetura é capaz de contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que a desfrutam -, destacam.

Os empreendimentos da Colla Construções, erguidos na cidade de Porto Alegre, preenchem esses cuidados e requisitos. A localização, noção de comunidade, otimização dos recursos naturais e sustentáveis influenciam no modo de projetar e morar contemporâneo sincronizados ao ritmo e fluência em todos os aspectos da vida.


As imagens são do empreendimento LORD da Colla Construções, cujas áreas comuns foram projetadas pelo escritório Metropolitano Arquitetos.