Apartamento decorado: as possibilidades do morar
13/03/2024
Apartamento decorado do Vida, empreendimento da Colla Construções em Porto Alegre.

Quem está à procura de um imóvel para morar, quer ter a melhor noção possível de como será viver naquele lugar. Conhecer o empreendimento, percorrer as áreas de convivência, contemplar os visuais é uma experiência importante e envolvente. Contudo, adentrar um apartamento vazio, com paredes em branco (literalmente), pode ser frustrante para quem deseja uma nova morada vibrante, convidativa e acolhedora. As dúvidas em relação ao aproveitamento dos espaços, à disposição do mobiliário e às possibilidades de configuração dos ambientes podem atrapalhar a tomada de decisão – ou, pelo menos, torná-la mais complexa do que se esperava. 

Apartamento decorado do Vida, empreendimento da Colla Construções em Porto Alegre.

A vontade é a de visualizar a ambientação, com mobiliário, equipamentos, itens de decoração. Sentir as texturas, verificar os efeitos das cores e entender como controlar a luz natural. Percorrer os fluxos e perceber a amplitude, o conforto. É exatamente isso que proporciona o “apartamento decorado”, ferramenta indispensável na estratégia de uma construtora que preza pelo bem-estar e transparência na relação com o cliente com uma comunicação clara sobre as possibilidades da nova moradia. “O projeto de interiores é a melhor opção para visualização de detalhes para quem, muitas vezes, não tem entendimento do espaço, de um modo geral. Para a construtora, sempre será uma excelente ferramenta de vendas, pois alimenta a informação e propõe soluções, quase sempre inesperadas”, afirma a designer de interiores Sandra Borges, titular do Studio Casa Di Porto, de Porto Alegre, com quase dez anos de experiência neste tipo de projeto. 

Mas como transformar um espaço vazio em um autêntico lar para moradores fictícios e, ainda, em um curto espaço de tempo? “Antes de propor o projeto, a partir do briefing da construtora, elaboramos a idealização de quem irá morar ali”, explica Sandra. Para o “apartamento decorado” do empreendimento Vida, da Colla Construções, ela e sua equipe pensaram em um casal, com um filho de 12 anos, que tem preferência pelo estilo contemporâneo, com o equilíbrio entre o clean e o aconchegante. O imóvel, de 87,63 metros quadrados, foi completamente mobiliado e decorado para mostrar aos visitantes como seria morar ali, provocar o encantamento, surpreender pelas possibilidades e despertar a sensação de pertencimento. 

Apartamento decorado do Vida, empreendimento da Colla Construções em Porto Alegre.

No Vida, residencial de alto padrão no bairro Boa Vista, o “apartamento decorado” bem traduz o conceito do empreendimento: um lugar que contribua para uma vida em equilíbrio, por completo. “Aproveitamos o conceito para conciliar visualmente a proposta. Seguimos os mesmos tons amadeirados, as linhas retas, tecidos em tons claros  e o verde aparecendo em detalhes”, cita Sandra. A identidade do Vida foi conduzida pelo estilo contemporâneo. Assim, entre os materiais, as apostas foram no porcelanato no padrão cimento queimado para o revestimento do piso e marcenaria em amadeirado freijó, exatamente nos tons adotados nas áreas de convivência no projeto desenvolvido pela Ospa como forma de estabelecer uma unidade visual. 

Apartamento decorado do Vida, empreendimento da Colla Construções em Porto Alegre.

“Temos a plena compreensão que, a partir do momento em que um empreendimento apresenta um ‘decorado’, as possibilidades são multiplicadas para a visualização comercial e para o entendimento do potencial do imóvel para o novo cliente”, enfatiza Sandra.  O desafio é sempre combinar diferentes espaços para cada estilo de viver. “Cada cliente busca ser entendido e busca esta realização. Cabe a nós trabalhar neste resultado constantemente”, pontua a designer de interiores.