Aconchego no inverno, conforto o ano inteiro
29/07/2022
Vida empreendimento Colla Construções. Living vista aberta.

A busca pelo apartamento ideal quase sempre passa por diferentes quesitos que influenciam a escolha, seja qual for o perfil de um futuro morador ou de uma família. Isso inclui desde o tipo de imóvel que se busca, até o tamanho do espaço e o valor que se deseja investir. Entre esses quesitos, o desejo por um ambiente aquecido e aconchegante no inverno e bem arejado no verão também ajuda a guiar a decisão.

Quem ainda tem dúvidas sobre como identificar um local confortável e quente para as estações mais frias deve ficar atento a alguns diferenciais antes da escolha:

 

Posição solar

A posição solar de um imóvel quase sempre é um dos quesitos que se observa antes da compra de um apartamento. De forma geral, o sol nasce no leste e se põe no oeste; em Porto Alegre, porém, a luz solar permanece por um bom período da tarde no norte e, ao se aproximar o pôr do sol, ilumina o sul. Por isso, os apartamentos com orientação para leste, iluminados pelo sol da manhã, são mais frescos, e aqueles posicionados para oeste, onde incide o sol da tarde, são mais quentes.

Nos empreendimentos da Colla Construções, o morador tem à disposição unidades com orientação solar para leste e oeste, mas também há apartamentos onde o sol incide, por exemplo, a oeste e sul na sala e a leste nos dormitórios, como o Vida, que ainda conta com unidades à venda.

Empreendimento Vida - Colla Construções

Empreendimento Vida – Colla Construções

Tipo de esquadrias e de vidros

Um diferencial que às vezes não é tão observado mas que interfere na sensação de aconchego e calor durante o inverno é o tipo de esquadrias e de vidros, já que ambos interferem na troca de calor ou frio entre a rua e o apartamento.

No caso das esquadrias, tanto o tamanho do perfil quanto a colocação fazem a diferença. Apartamentos de alto padrão geralmente utilizam perfis de 32 milímetros – o Lord, por exemplo, possui esquadrias de 45 milímetros, espessura robusta que ajuda a proteger a temperatura interna do imóvel do frio ou do calor de fora. 

O tipo de vidro também contribui para um melhor desempenho da esquadria: o mínimo recomendado para um imóvel se manter aconchegante mesmo em dias mais frios é o vidro monolítico de cinco milímetros. Os apartamentos do Faria Santos, por exemplo, possuem vidros duplos laminados com espessura de 3 milímetros cada um, o que garante uma proteção ainda maior.

Empreendimento Faria Santos em Porto Alegre.

Empreendimento Faria Santos – Colla Construções

Esperas de ar condicionado com tubulação de cobre instalada

Outro diferencial que se deve levar em conta, especialmente na compra de imóveis na planta, é receber as esperas de ar condicionado com tubulação de cobre instalada. Esse tipo de material possui menor perda de energia no trajeto entre a condensadora (máquina externa) e a evaporadora (ar condicionado propriamente dito), o que ajuda a manter o apartamento sempre aquecido, com menor consumo de energia e custo de manutenção.

Todos os empreendimentos da Colla Construções são entregues com tubulações de cobre já instaladas, o que já garante o conforto para os futuros moradores.

 

Espessura das paredes externas e das lajes

Uma vantagem em adquirir um apartamento na planta é poder questionar detalhes que podem influenciar a manutenção de uma temperatura interna agradável, como a espessura das paredes externas e das lajes. Quando maior essa espessura, melhor a manutenção do calor ou frescor do ambiente.

Nos imóveis da Colla, as paredes externas são feitas com tijolos de 29 centímetros de largura – o maior padrão disponível no mercado – enquanto as paredes internas contam com tijolos maciços da mesma espessura, para maior conforto acústico e isolamento térmico entre o apartamento e a parte externa. 

Já as lajes entre unidades possuem de 20 a 30 centímetros, o que também é um diferencial. Além desses quesitos, alguns empreendimentos, como o Vida e o Faria Santos, contam ainda com manta acústica, que auxilia também no isolamento térmico entre os andares.

Faria Santos - Apartamento com living estendido 136m² - Colla Construções

Empreendimento Faria Santos – Colla Construções

Outros diferenciais para se estar atento

Existem também outros detalhes que nos ajudam a passar os invernos de forma mais confortável. O secador de toalhas e o piso aquecido, por exemplo, são diferenciais entregues já prontos para uso no Lord. Já no Faria Santos, há espaço no contrapiso para a colocação de calefação por piso aquecido, possibilidade que permite o morador aproveitar o inverno com maior aconchego.

Todos esses diferenciais também influenciam na sensação de conforto nas estações mais quentes. Conheça os empreendimentos da Colla Construções e saiba mais sobre a infraestrutura completa que cada um oferece para o seu bem-estar.