A visão espacial que arquitetos, engenheiros e designers possuem é algo surpreendente. Nas suas mentes, conseguem criar projetos e erguer edificações completas nos mínimos detalhes enquanto ainda estão traçando apenas esboços. Às suas ideias, somam-se conceitos, referências e os desejos dos incorporadores para o desenvolvimento de um novo empreendimento. Para quem é da área, uma planta baixa e um croqui são suficientes para a compreensão do que se pretende lançar. Esses recursos, porém, não respondem às expectativas de quem deseja compreender com exatidão o projeto.
Neste campo, a tecnologia é muito mais do que aliada. Os softwares de renderização arquitetônica tornaram-se ferramentas indispensáveis para permitir a visualização de um projeto. Ao gerar imagens bidimensionais e tridimensionais cada vez mais realistas, a renderização promove o encantamento do cliente, que se sente seguro para a tomada de decisão de compra de um imóvel. Além disso, as imagens proporcionam credibilidade à construtora que segue fielmente o que está sendo proposto, garantindo confiabilidade no mercado imobiliário.
Na Colla Construções, por exemplo, todos os projetos são simulados virtualmente, e não apenas para a apresentação dos empreendimentos aos clientes. O objetivo também é analisar criteriosamente as decisões de projeto, testar materiais, acabamentos, simular novas composições para maior eficiência e qualidade do processo antes de iniciar a execução da obra. A experiência sensorial proporcionada garante importantes resultados para todos os envolvidos e, também, para o meio ambiente, considerando a redução de resíduos gerados em obra ao conquistar um projeto mais eficiente.
Para além da imagem
A tecnologia empregada nos processos oferece um impacto muito maior do que o visual. No planejamento de um empreendimento, a metodologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) tem sido cada vez mais adotada para a criação e o gerenciamento de informações de um projeto como um todo em processos colaborativos e interdisciplinares. A simulação da edificação é feita a partir dos dados de todas as áreas envolvidas: engenharias, arquitetura, paisagismo, tecnologia da informação, comunicação, incluindo orçamentos e compras. E prevê todo o ciclo de vida da edificação, do estudo de viabilidade até a manutenção. O resultado é um projeto completo e integrado, totalmente compatibilizado, que garantirá maior eficiência e produtividade na execução, transparência no acompanhamento e na gestão dos processos e etapas, controle dos gastos, redução de desperdícios e, consequentemente, de resíduos.
O sistema adotado pela Colla Construção combina os modelos BIM das diferentes disciplinas envolvidas em cada projeto, aperfeiçoando o fluxo de trabalho do escritório de projetos ao canteiro de obras. É o sistema Solibri, que executa verificações avançadas detectando possíveis falhas para as devidas correções ainda na fase inicial. Na validação, são gerados dados consistentes e confiáveis para as tomadas de decisão, minimizando custos em todas as etapas e, principalmente, garantindo a qualidade construtiva, a eficiência dos processos e o alto desempenho das edificações.
Nas imagens a seguir, confira a evolução das imagens de um mesmo empreendimento em diferentes simulações: